voltar

 

Website Counter

 

 
         
   

   
         
    As margens escarpadas do vale da Quinta do Mosteiro em direcção ao Távora, formam desfiladeiros monumentais de grande espectacularidade, que algumas espécies de aves escolheram para nidificar, atraídas certamente, pela proximidade das explorações agrícolas da Quinta e do fértil vale ribeirinho. 

O clima da Serra dos Soutos regista acentuadas amplitudes térmicas, com invernos frios e verões muito quentes e secos.
Nos meses de Março e Abril, com as giestas em flor, os castanheiros com os novos ouriços, a natureza oferece um espectáculo de beleza e cor, muito apreciado e admirado por todos.
   
         
   

   
         
   
   
   
         
         

A Serra do Pereiro e o Mosteiro.  

Renovar a ligação à terra mãe e viver a natureza em cheio nos Soutos da Serra do Pereiro, aldeia do Mosteiro e rio Távora.


A Serra do Pereiro
é uma preciosidade da natureza que não é de perder de modo algum.

Vale a pena conhecer uma paisagem deslumbrante com os seculares

Soutos, habitados por uma fauna diversa, que vai do coelho bravo à perdiz selvagem.

Conhecer as tradições e a história da aldeia do Mosteiro; suba ao Santuário da Senhora de Ao Pé da Cruz. É um bonito miradouro para apreciar os Soutos da Serra do Pereiro.

Homem e Natureza vivem em perfeita harmonia nas interessantes quintas que salpicam os Soutos. Como se preserva a vida rural. Há vários itinerários a seguir, desde a subida para o Santuário por caminho rural, descida até ao Mosteiro, ou então contornar esta aldeia e mais à frente caminhar na margem do Távora chegando à Ponte do Abade.

Em baixo, e a acompanhar o Távora encontram-se espaços de lazer naturais e oportunidade para testar a agilidade física. Passeios de bicicleta ou passeios pedestres testam-nos e proporcionam-nos momentos de lazer relaxados.

Levar sempre o fato de banho à mão. O Távora com as suas represas surpreendem-nos pelo caminho e não vai resistir em dar um mergulho na água refrescante.
 
1º-Serra do Pereiro
Descubra a natureza e as paisagens mais sumptuosas do concelho de Sernancelhe na Serra do Pereiro.
 
     
2º-A aldeia do Mosteiro
Na aldeia do Mosteiro respira-se o sabor da ruralidade, onde as casas tradicionais com paredes de granito se fundem tão bem com a própria paisagem serrana de granitos.
     
3º-Lazer no Távora
Leve sempre o fato de banho à mão. O rio Távora e suas represas vão surpreendê-lo pelo caminho e não vai resistir a dar um mergulho nas águas límpidas refrescantes.
     




 
         
         
   

   
         
    Um pouco por toda a parte respira-se um sabor a ruralidade bem expresso nas quintas dispersas pela serra, onde as casas tradicionais caiadas de branco ou de granito se fundem tão bem com a própria paisagem, numa sintonia quase perfeita entre o Homem e a Natureza.

Relevos suaves com cabeços graníticos arredondados, sulcados por vales onde no Inverno e Primavera correm correntes de água desaguando pacificamente no Távora  por entre choupos, amieiros e salgueiros, e as matas imensas de castanheiros e carvalhos caracterizando a paisagem desta Serra
   
         
   

   
         
   
   
   
         
         
         
 

voltar