voltar

 
 

O encanto dos Soutos da serra do Pereiro

 


Descubra a natureza e as paisagens mais sumptuosas do concelho de Sernancelhe na Serra do Pereiro.

Parta de automóvel pela estrada "Sernancelhe->-Santuário da Senhora de Ao Pé da Cruz" 
até à pequena ermida de S. Miguel, onde se encontra lá no seu interior, o arcanjo S. Miguel,  símbolo da denodada luta diária contra as forças do mal.

O primeiro ponto de interesse ainda na estrada alcatroada é uma extensas vinha bem tratadas e ordenada, contornada em todo o perímetro de castanheiros centenários.

Quando chegar ao caminho assinalado por uma placa para a Quinta da Seara é altura de iniciar o percurso a pé, pois o acesso a veículos está muito condicionado.

Vale a pena este passeio até à aldeia do Mosteiro, todo ensombrado de seculares castanheiros , em que a paisagem à volta do caminho rural supera as expectativas.

Use a direcção do caminho dos pastores ou quintaneiros seguindo os rasgos feito pelos animais ou tractores  que indicam a rota, e vá parando numa fresca queda de água que se cruza a meio do caminho..

Os percursos podem ser combinados com escalada pelos socalcos entre as várias propriedades dos soutos.
Escolhendo a BTT, siga sempre o caminho em terra batida dos pastores.

O esforço vai ser recompensado por um miradouro natural, no alto do souto novo do Sr. Silvino de onde se vislumbra ao longe a Srª das Necessidades em Vila da Ponte, a Ponte do Abade, o Granjal, o leito do Távora e a aldeia do Mosteiro.

No limite inferior da serra do Pereiro, conheça então a aldeia do Mosteiro. Lá, fontes de saborosa água de nascente e um antigo mosteiro são alguns dos encantos da povoação.


Aceite este desafio e descubra o mundo preservado dos Soutos da Serra do Pereiro.



  

                        

 

   
 

voltar