Voltar 

A Fase de Arranque estabilização da Aeronave
 

 
O tempo está bom, não há nevoeiros nem ventos laterais, a pressão atmosférica está nos valores ideais.


Todos os indicadores do cockpit, dão luz verde para poder arrancar. Inicio então a manobra até ao fundo da pista em velocidade muito lenta.
Acelero os reactores na máxima potência, em então a máquina inicia o processo de aceleramento rápido, para aos 800 metros de pista atingir a velocidade de 220 Km/ hora e então proceder à manobra de subida e elevação da aeronave.

É visível o avião no momento da descolagem, tendo como primeiro plano parte da antiga pedreira desactivada, e actualmente nivelada; esta foto foi tirada da estrada Ferreirim - Macieira, contemplada ultimamente com um novo manto betuminoso, oferecendo melhor qualidade de acessibilidade ao aeródromo.

É Domingo, dia 27 de Novembro de 2005, são 11 horas da manhã; o inconveniente neste momento é o ruído do jacto na sua mais alta intensidade a passar por cima da aldeia de Macieira, ainda mais que são horas de missa e o trajecto da aeronave, antes de atingir a altura adequada para manobras de desvio, passa mesmo por cima da Igreja da aldeia.
Todos os indicadores de bordo continuam de luz verde, o que significa que poderei avançar no percurso aéreo, para já em segurança.
 
É verdade, fotografia tirada por um curioso mostra a pesada aeronave segundos depois da descolagem a sobrevoar a dita Igreja de Macieira, antes de atingir a altura suficiente para as já referidas pilotagens de desvio para a direita ou esquerda.

Concertesa que as pessoas no culto me rogaram umas boas pragas, pelo barulho e vibrações do reactor. Peço-lhes perdão.


Agora a velocidade vai já nos 300 Km por hora e posso então iniciar o percurso planeado já há alguns dias.
 
A Sessão de fotos começou logo após a descolagem. Cá de cima é possível ver-mos a pedreiras depois de Macieira, estas já no território de Pesqueira - Penedono, e que transmitem uma real imagem desoladora e destruidora do meio físico ambiente; é o progresso.
 
 

  Voltar