Voltar 

O meu Jacto

No meu tempo Militar, fui médico assistente do pessoal da Força Aérea.
Adquiri amigos, quer experientes pilotos de caça e aviões pesados, quer o grupo dos paraquedistas adstrito à companhia da qual fazíamos grupo.
Na verdade foi positivo, a diversidade de conhecimentos que adquiri: desde o salto e aplanação em para quedas, até à tentação de tirar o "Brevet", ou seja a carta de condução de avião. Comecei pelos mono motores mais ligeiros a hélice, e que com tinha jeito para tal, então consegui mais tarde o treino e aproveitamento para a condução de aeronaves ligeiras a jacto.
Enfim, tempos passados, mas que me deixaram o fermento e sonho por um dia poder adquirir uma pequena avioneta para lazer e desporto.

Um grande espaço agrícola, que me foi herdado há 15 anos no círculo urbano de Viseu, veio a ser loteado para habitação numa zona periférica da cidade, o que correspondeu à divisão em cem parcelas de terreno para construção de habitação própria, depois de todas as infra-estruturas urbanísticas terem sido realizadas. Conclusão: modéstia seja feita, mas consegui ficar "Milionário" com a venda de todos os lotes.
Com a ambição é a perdição do homem, logo me veio à tentação comprar o tão apetecido avião que fazia parte dos projectos, se calhar, só em sonhos, da minha vida.
A tentação foi tão ousada, que entrei na "loucura" de comprar um moderno jacto bimotor, o célebre "Dassault Falcon 900EX", e que mo podem observar em baixo, por foto tirada pelo meu filho, onde eu e a minha esposa lá estamos incluídos:
Efectivamente um belo jacto, que tem um poder de alcance de 8.000 Km, atinge a velocidade de cruzeiro a 1.100 Km por hora, sobe à altura de 11.000 metros.

Conclusão: máquina para viagens a qualquer país da Europa e autonomia com os depósitos cheios de fazer um voo directo até à América do Norte.

Vai ser precisamente desta minha aeronave que vou sobrevoar os Céus de Sernancelhe, e lá no interior fica aos cuidados do meu filho mais novo, a fotografia dos pontos que achar de mais atracção e beleza para a nossa colecção, e divulgação de algumas delas nestas páginas.
 

  Voltar